top of page
  • Facebook Metallic
  • Twitter Metallic
  • YouTube Metallic
  • Facebook Metallic
WALL #6

Tom Trax



PLUR convidou Tamas Banyasz para uma breve entrevista. Falou-se sobre influências musicais,  o caminho que pretende seguir, bem como objectivos e projectos para o futuro.

Tamas, mais conhecido por Tom Trax começou a produzir com 21 anos e começa por nos dizer que a música é a sua paixão e uma nova maneira que encontrou para se expressar.



Em 2008 Tamas muda-se para Londres onde funda com  um amigo a iFactor e tal como refere à PLUR “uma editora digital que teria como intuito dar a conhecer o lado mais experimental do Hard Techno. No mesmo ano começámos um programa de rádio transmitindo sessões dos melhores Dj’s da actualidade e ao mesmo tempo dando oportunidade a novos dj’s de se evidenciarem”. Um programa de rádio online com sets exclusivos. Nesse altura, Tom fica fascinado com o género musical quando ouve um set de Rush.

Cerca de um ano depois e sem experiência musical anterior, Tom decide começar a produzir Hard Techno e começa desde logo a ver as suas tracks lançadas em editoras como  Badbrains, 5Minds Records, Elementz, Flotek & Mario Kinle Records and Fiume Beats, etc.

" Definitivamente quero continuar a produzir música…será sempre a minha paixão.”

Como se pode constatar, a música de Tom Trax possui um bass bem definido e é dotada de qualidade quando falamos das sonoridades utilizadas. Tamas confessa que está "sempre à procura de algo único com uma grande qualidade de masterização”.

O Techno e Hard Techno foi a sua escolha e tal como nos diz se tivesse de escolher entre um deles, não o conseguiria fazer. “O Techno foi o meu primeiro interesse na música electrónica e por isso mesmo tenho um grande carinho a este género mas o Hard Techno é que acaba por ser um elemento fundamental nas minhas produções, completando-as.” Acaba por estar relacionado com as características de cada um dos géneros, “ a atmosfera, beats e kicks fortes, basslines e restantes sonoridades que criam um fio condutor entre todos os outros”.
 

No ano de 2010, resultado de muito trabalho sai o seu primeiro EP intitulado Digitized EP incluindo remixes de Emme, TB, Pshychodrums, Instigator and Bednarz.
 

No ano que findou Tom Trax decide inovar e começa a dar os primeiros passos em produção, agora como menos bpms. Produz Burn EP lançado pela Aktivists Records, editora de Ganez The Terrible e Marco Woods. Segue-se outro EP  intitulado de Insomnia EP.

Tivemos oportunidade de falar um pouco sobre o estado do género musical, sobre a própria evolução em volta do mesmo e a maneira como este tipo de géneros musicais é aceite por uma determinada comunidade. Tamas refere que “o Techno em Londres não é tão popular como em países como Portugal, Alemanha ou Espanha mas as coisas podem mudar no futuro”. Tom diz também que “ tudo depende se as pessoas em Londres fazem este estilo popular ou não”.

Também foi abordada a questão das diferentes directrizes quando se fala em produção e djing. Tom Trax espera poder começar brevemente um projecto live act. “Não tenho experiência anterior mas estou realmente interessado em live act. Estou a ponderar fazê-lo no futuro”

Quando prestamos atenção às produções de Tom Trax conseguimos perceber que este vai buscar sonoridades distintas de géneros diversificados. Exemplo disso é a track TNT.  "Quero criar um tipo de música diferente misturando sonoridades utilizadas no Techno e no Hard Techno… precisamos sempre de alguma coisa nova! Eu acho que não sigo regras ou cada característica estética de géneros quando crio música. Não existem barreiras no meu mundo!”
























 

Acabamos a entrevista com a certeza que Tom Trax irá ter mais novidades até ao final do ano a trazer à Techno e Hard Techno scene.. Tom refere que alguns projectos estão para chegar até ao final do ano.

E continua sintonizado... parece que a PLUR e o Tom Trax têm uma surpresa para todos.

 

 

 

bottom of page